Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

INAUGURAÇÃO DO PÁTIO DAS BATALHAS

Publicado: Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 12h17 | Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2023, 12h06 | Acessos: 1028
imagem sem descrição.

No dia 04 de dezembro de 2018, foi realizada a inauguração do Pátio das Batalhas. O Pátio das Batalhas foi concebido para contar um pouco da história das lutas do povo brasileiro e de nossos heróis, que com suas mãos e seu sangue construíram esta grande nação. O heroísmo, a garra e a determinação evidenciados nos enfrentamentos caracterizam a bravura de nossa gente, que tanto lutou para que o Brasil tivesse a estatura atual, no âmbito regional e mundial.

De autoria da arquiteta, 1º Ten VIVIANE ROCHA AGUIAR ZANOTTI e do desenhista técnico 3º Sgt ANDERSON BRUNO SCHEUER, da Seção de Manutenção da Base Administrativa do Quartel-General do Exército, o partido arquitetônico do novo pátio agrega três novas funções, divididas em três áreas distintas que compõem o todo: um espaço a leste, destinado às paradas diárias, um espaço a oeste destinado a formaturas internas e um espaço central que abriga os monumentos referentes às histórias das principais batalhas ocorridas em solo brasileiro e as missões de paz com a participação do Exército. Os monumentos do memorial das batalhas são compostos por vinte e seis totens, divididos cronologicamente por períodos históricos e fazem referência ao padrão construtivo dos blocos do QGEx, onde os pilares de concreto que compõe as fachadas são repetidos longitudinalmente. Diante dos monumentos às batalhas, ergue-se majestosa a Bandeira do Brasil.

A cerimônia contou com a participação do Comandante do Exército, Gen Ex EDUARDO DA COSTA VILLAS BÔAS, e com a presença dos Generais do Alto Comando do Exército e seus adjuntos de Comando.

Fim do conteúdo da página